• Alô Serviços - Sua busca simplificada

Famílias cadastradas em programas sociais receberão kits de TV digital

23/03/2017 Fonte: G1/RS

Famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família ou o Minha Casa, Minha Vida, receberão kits para acessar o sinal da TV digital, com um conversor e uma antena UHF. Em 2018, o sinal analógico será cortado em 89 cidades do Rio Grande do Sul.

Os kits já estão sendo distribuídos pela iniciativa Seja Digital nas cidades onde a transição do analógico para o digital será realizada em breve, como São Paulo e Brasília. Para receber o material, é preciso estar cadastrado em um desses programas: Bolsa FamíliaMinha Casa,Minha VidaBolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação AmbientalPrograma de Erradicação do Trabalho Infantil - PETIFomento - Programa de Fomento às Atividades Produtivas RuraisCarteira do IdosoAposentadoria para pessoa de baixa rendaPrograma Brasil CarinhosoPrograma de CisternasTelefone PopularCarta SocialPro Jovem Adolescente; Tarifa Social de Energia ElétricaPasse Livre para pessoas com deficiência e isenção de Taxas em Concursos PúblicosBolsa EstiagemPrograma Nacional de Reforma AgráriaPrograma Nacional de Crédito FundiárioCrédito Instalação.

Dúvidas podem ser solucionadas no site sejadigital.com.br ou pelo telefone 147. No site, o cadastro poderá ser localizado através do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS) do solicitante, que deve ser o titular do benefício.

O sinal digital é gratuito e pode ser utilizado por quem tem televisores fabricados a partir de 2010 apenas com o uso da antena UHF. Quem possui aparelhos datados de antes de 2010, sem o selo DTV ou com o tubo atrás da tela, precisa da antena UHF e do conversor digital.

Entenda por que o desligamento do sinal analógico vai ocorrer

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações. Por isso, o sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018.


Outras Notícias