• Alô Serviços - Sua busca simplificada

Circuit Breaker - Bolsa despenca e negociações são suspensas

18/05/2017 Fonte: G1/RS

A queda do Ibovespa superou 10% logo no início do pregão. Com isso, foi acionado o mecanismo de circuit breaker.

As negociações na Bolsa de Valores de São Paulo ficam suspensas. Em princípio, por 30 minutos.

- Estava tudo parado. Agora, foi aberta a negociação futura e já bateu queda de 15%. Travou de novo. - diz Alexandre Wolwacz, do Grupo L&S.

Ações de empresas brasileiras despencaram na abertura do pregão. Entre elas, Cemig, Petrobras, Itaú e Banco do Brasil. Mais de 30 papéis com queda superior a 10%. Algumas superaram 40%. Operadores já estão "precificando" - ou seja, considerando nas negociações - a mudança na presidência após a delação do JBS e também a suspensão do andamento das reformas trabalhista e previdenciária no Congresso.  

Agora, operadores falam em "pânico na bolsa." A crise política seria ruim em qualquer momento. No entanto, o impacto é maior agora porque o mercado estava "comprado", como chamam. Significa que os investidores estavam apostando na melhora da economia, em valorizações. E com o impacto da notícia da delação da JBS, é uma avalanche de venda de papéis e sem compradores.  

Também foi suspenso o leilão de compra e venda de títulos do Tesouro Direto. Não haverá negociação nesta quinta-feira. O Tesouro Nacional diz que a medida é para assegurar a adequada liquidez dos mercados. A negociação de títulos sempre é suspensa quando há forte oscilação nos juros dos papéis do governo.

Dólar e euro estão em alta. Juros futuros a partir de 2020, também.

Atualização:

No fim da manhã, algumas ações começaram a subir na Bovespa. Investidores aproveitaram a forte queda de algumas empresas deixando os papéis baratos. Segundo Wolwacz, as ações da Vale estão praticamente "zerando perdas


Outras Notícias