• Alô Serviços - Sua busca simplificada

Cervejas artesanais estreiam na Oktoberfest em Santa Cruz do Sul

18/10/2016 Fonte: G1/RS

A cerveja artesanal é uma das novidades deste ano da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Esta é a primeira vez que a bebida é oferecida no evento, que está em sua 32ª edição. Algumas delas são fabricadas a poucos metros do parque, como mostra o RBS Notícias (veja vídeo acima). 

Uma fábrica da cidade já produz 12 tipos de cerveja artesanal. Há seis anos, quando a empresa foi aberta, a capacidade mensal de fabricação do produto era de 10 mil litros por mês. Hoje a produção já chega a 35 mil litros e a bebida já é vendida em 11 estados brasileiros.

Fábrica produz há seis anos cervejas artesanais em Santa Cruz do Sul (Foto: RBS TV/Reprodução)
Fábrica produz há seis anos cervejas artesanais
em Santa Cruz do Sul (Foto: RBS TV/Reprodução)

O empresário Ivan Oliveira explica que a intenção é vender o produto internacionalmente. "Nós temos estimativa de entrar em alguns países da América do Sul e nós já estamos negociando com uma parte da Europa também, no caso seria a Aemanha (...) Estamos bem satisfeitos."

O mercado da cerveja artesanal cresce cerca de 30% ao ano no Rio Grande do Sul. São 110 microcervejarias registradas no estado e elas ocupam 1/4 do mercado em todo país. O professor de gastronomia Roberto do Nascimento e Silva observa a produção tende a crescer ainda mais. "Vai crescer muito. Nossa região tem uma cultura cervejeira muito grande."

O empresário Henrique Becker Dopke dá uma dica de consumo. "A cerveja quanto mais próxima da cervejaria ela é vendida ou consumida, mais intenso é esse sabor.


Outras Notícias