• Alô Serviços - Sua busca simplificada

Voluntários fazem campanha para criar praça em terreno na Vila Dique, em Porto Alegre

16/10/2017 Fonte: G1/RS

Dia das Crianças foi no último dia 12 de outubro, mas o domingo (15) foi de festa para cerca de 230 crianças da Vila Dique, em Porto Alegre. Um grupo de voluntários levou bolo, cachorro-quente e presentes para cada uma delas. A festa é o pontapé inicial para uma campanha que busca reformar um espaço na comunidade, que fica na Zona Norte da cidade.

"Estou adorando esse dia, um dia maravilhoso e nunca aconteceu. Estou vendo a alegria de cada um no rosto deles" diz a dona de casa Luana Fischer.

Há mais de cinco anos, a Vila Dique está no centro de uma questão polêmica. Famílias começaram a ser removidas do local para obra de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Quem ficou, se queixa de abandono.

"Com essa retirada do pessoal da vila, a maioria foi pro Porto Novo, e a gente ficou deslocado. Sem atendimento à saúde, sem creche. A gente tinha várias coisas, galpão de reciclagem, e agora a gente não tem nada disso", reclama a comerciante Vera Fernandes.

 

"Nos abandonaram aqui, já são quase seis anos de abandono".

 

A ideia da festa partiu da voluntária Nara Sonalio, que há dois anos criou o projeto Criança Mais Feliz, que realiza ações em áreas carentes da Região Metropolitana. Pela internet, mais de 100 pessoas ajudaram a fazer a festa na Vila Dique.

"A gente arrecada roupas, brinquedos, calçados" explica ela.

Na Vila Dique, moram mais de 300 crianças (Foto: Reprodução/RBS TV)Na Vila Dique, moram mais de 300 crianças (Foto: Reprodução/RBS TV)

 Na Vila Dique, moram mais de 300 crianças (Foto: Reprodução/RBS TV)

O próximo projeto é transformar um terreno abandonado em uma praça, para as crianças. "Ia ser legal porque as crianças iam ter lugar pra brincar. Podia ter um campo de futebol também", empolga-se Bruno Mota, de 13 anos.

Para isso, porém, os voluntários precisam de doações. "Seja em dinheiro, seja em tinta, arrecadando materiais pra construir", diz Nara. "A ideia é no Natal a gente entregar essa praça pronta", afirma.

A campanha é realizada pelas redes sociais, através da página Vila Dique Resiste.


Outras Notícias