• Alô Serviços - Sua busca simplificada

No 246º aniversário de Porto Alegre, veja a história do Mercado Público, ícone da capital

26/03/2018 Fonte: G1/RS

A história do Mercado Público se confunde com a de Porto Alegre. Mais que um ponto turístico, o local concentra consumo, crença, cultura e tradição no coração do Centro da cidade, praticamente uma parada obrigatória para todos os que passam pela capital.

Para comemorar o 246º aniversário de Porto Alegre, o G1 foi até o local para conversar com o jornalista e historiador Rafael Guimaraes, autor "Mercado Público: Palácio do Povo". No livro, lançado em 2012, ele conta detalhes da história do local, fundado em 1869.

 

"O mercado é um exemplo de multiculturalidade da cidade. Foi projetado por um arquiteto alemão, construído por escravos, apropriado por portugueses que vendiam mercadorias produzidas por alemães do rio dos Sinos. Depois vieram os italianos, que instalaram aqui seus negócios, restaurantes, padarias, açougues. Também acabou sendo espaço de culto afrobrasileiro. É um símbolo muito forte", diz Rafael

 

E o futuro do Mercado Público, qual será? Para saber o que desejam e esperam os frequentadores do local, o G1 também ouviu aqueles que passavam pelo local na última sexta-feira (23).

Atualmente, a prefeitura estuda um projeto de concessão para o Mercado Público de Porto Alegre, prevendo que parceiros privados possam explorar o local. Ainda em fase de formatação, o edital deve ser lançado no segundo semestre, segundo estimativa da prefeitura.


Outras Notícias